Após uma ligeira mudança de escala da fachada posterior voltada para a água - uma estratégia para reduzir os custos da construção - Kengo Kuma & Associates receberam do comitê de desenvolvimento do conselho municipal a permissão para construir o Victoria and Albert Museum (V&A) em Dundee, Escócia. A proposta vencedora da competição mundial será o primeiro museu V&A construído fora de Londres e servirá como um centro internacional de design de toda a Escócia.
As obras já iniciaram e, no momento, está sendo feito o aterramento do Porto Craig, em Dundee, para criar uma plataforma sobre a qual estará parte do edifício (cujo orçamento gira entorno de 45 milhões de libras esterlinas) e seu novo passeio costeiro que oferece vistas para o Rio Tay.
A construção do edifício está prevista para começar no próximo verão.
Quando concluído - a previsão é para o final de 2015 - os visitantes terão a seu dispor um calendário muito ativo de concertos, oficinas de arte, instalações, pavilhões temporários de verão, grandes exposições e obras dentro e ao redor do museu. Os programas incluirão uma grande praça pública com mobiliários de madeira, um hall térreo público de pé-direito duplo, uma variedade de galerias para grandes exposições, um centro de design e espaço de trabalho para residências artísticas, uma loja de artigos relacionados ao museu, e um café e restaurante com belas vistas para o rio.
Philip Long, diretor do V&A at Dundee, disse:
"O belíssimo projeto de Kengo Kuma proporcionará à Dundee e à Escócia um maravilhoso espaço para se desfrutar de importantes exposições internacionais e para aprender e se envolver com a interessante história do design na Escócia. [...] acredito que este museu atrairá visitantes de todas as partes do mundo."
Compare estas imagens mais atualizadas com o projeto original.
Referência: BBC News